Evento importante

No dia 5 de julho ocorreu na USFM o simpósio sobre recuperação de solos impactados pelas chuvas. Esse evento foi organizado pelo Departamento de Solos e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFSM. Dessa maneira, foram reunidos especialistas de diferentes áreas com o objetivo de buscar soluções para as áreas atingidas pelas enchentes.


 ​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Temas importantes
Nesse evento foram tratados diversos temas extremamente relevantes nesse momento de reconstrução que passa o nosso Estado. Afinal, será do esforço de todos que virão as soluções para os problemas atuais e os que ainda vamos enfrentar nos próximos meses. Os principais assuntos abordados foram relacionados ao manejo desses solos que sofreram com as fortes chuvas e principalmente como mitigar as perdas que ocorreram.


Buscar soluções
Uma das palestras foi proferida pelo professor Enio Marchezan, o maior especialista em terras de várzea no Brasil. Durante a sua explanação, foram levantados diversos pontos que são desafios para os agricultores da região nos próximos meses. Entretanto, como é da sua natureza, o professor apresentou diversas ideias que podem auxiliar nesse momento.


Questão ambiental
Um dos pontos levantadas pelo professor Marchezan é a remuneração para os agricultores que mantiverem e principalmente para aqueles regenerarem, nesse momento, as matas ciliares na região.
Esse é um assunto que precisa ser discutido, afinal nossos agricultores têm interesse em preservar suas áreas e minimizar riscos futuros, entretanto, é mais do que justo que sejam realizadas compensações financeiras que estimulem essa prática.


Créditos de carbono
Precisamos aproveitar esse momento quando infelizmente passamos por uma tragédia climática, para ajustar as nossas áreas agrícolas focando na questão da sustentabilidade. Dessa maneira, o pagamento de créditos de carbono, principalmente por países que já modicaram seus territórios anteriormente, precisa ser realmente colocada em prática.


Plano safra
No início do mês foi lançado o plano safra 2024/25 com um incremento de cerca de 10% em comparação com o ano anterior. O volume de recursos será de R$ 76 bilhões para agricultura familiar e R$ 400 bilhões para agricultura empresarial. Esses recursos são fundamentais para fomentar o agronegócio brasileiro que tanto ajuda na nossa economia.

 
Liberação de recursos
Uma das principais reclamações dos agricultores do plano safra do ano passado, foi a dificuldade de acesso aos recursos. Dessa maneira, se espera que esse ano, principalmente no Rio Grande do Sul, os agricultores consigam ter acesso facilitado as linhas de créditos disponíveis, podendo assim desempenhar o papel que lhes compete que é de gerar alimentos e riquezas para o nosso país.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

INCT NanoAgro Anterior

INCT NanoAgro

Atenção nas áreas afetadas pelas enchentes Próximo

Atenção nas áreas afetadas pelas enchentes

LEIA MAIS